09/03/2021
Seu negócio possui presença digital ou apenas está na internet?

Seu negócio possui presença digital ou apenas está na internet?

Seja para um e-commerce ou para um negócio físico, é essencial que a marca tenha presença digital. Entretanto, há quem acredite que ter uma loja online e possuir redes sociais ativas, já basta para ter presença digital. O que é um erro. Se não houver planejamento, conteúdo, frequência e relacionamento, a marca está apenas na internet.

Presença digital é estar na internet, com estratégia de marketing alinhada com seu posicionamento de marca e objetivos. Consequentemente, ter presença digital é ser referência em seu segmento, ser lembrado por suas ações e ser inspiração para seus concorrentes. É a marca a ser batida. Assim, é necessário ter uma estratégia. Apenas ter um site/loja e postar no Facebook não é presença digital, é apenas estar na internet.

Como ter presença digital?

De fato, a presença digital é construída com o tempo e muita dedicação à marca. Logo, é necessário ter planejamento, constância e paciência. Pois, assim como SEO, os resultados virão em um período de meses ou anos, dependendo de seu segmento. Pode parecer demorado, contudo, daqui a dois anos você vai desejar ter começado hoje.

Marketing de conteúdo

Sem dúvida, o marketing de conteúdo é o pilar principal na construção de sua presença digital. Marketing de conteúdo é criar conteúdo relevante para sua audiência. Independentemente do formato, sua marca deve levar informações e/ou entretenimento para o cliente que você deseja atingir. Artigos de blog, postagens nas redes sociais, interações online, entre outros, são formatos possíveis para começar a construir esse posicionamento. Com objetivo final de gerar engajamento.

Além disso, você pode apostar em:

Mídia própria: suas próprias redes sociais, seu blog etc. Considerando audiência orgânica;

Mídia espontânea: seu conteúdo compartilhado pelo público, eles querem levar isso para outras pessoas. Aqui conseguimos ver, de fato, os conteúdos mais relevantes para a audiência;

Mídia paga: para acelerar o processo e se mostrar mais presente, além de atingir novos públicos, investir em mídia paga deve fazer parte de sua estratégia.

Direcionamento de persona

Todo o seu marketing de conteúdo deve ser direcionado para sua persona. Não leve em consideração o que você acha interessante ou o que você acredita que seja necessário. Procure criar conteúdo que o seu público deseja consumir e compartilhar com mais pessoas. Ou seja, ter uma persona bem definida é parte fundamental desse planejamento.

Site/loja otimizada

De fato, não adianta ter os melhores conteúdos se sua loja ou seu site não forem otimizados. É essencial que esse canal seja compatível com o comportamento de sua persona. Toda a navegação, desktop e mobile, deve ser otimizada para engajar sua audiência.

Relacionamento

Outro ponto-chave é a criação de relacionamento com seu público.

A geração de conteúdo relevante, consequentemente, proporcionará a possibilidade de criar um relacionamento com seu público. Assim, é essencial dar atenção ao cliente. Responder comentários, mensagens privadas e engajar antes de vender. Lembre-se de manter a linguagem da persona, prezar pela educação e se mostrar sempre disponível.

 


* Por Jéssica Marinho, analista de Marketing na plataforma Tray e colunista na Escola de E-commerce.

Fonte: E-commerce Brasil

Entre em Contato

Rua Minervino Miguel Ferreira
354, Centro - Tijucas SC
CEP: 88200-000
48 3263 0640 / 48 3263 7400
99932-4012
[email protected]

Inscreva-se em nossa Newsletter

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para [email protected]

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!