23/02/2021
Como aumentar as vendas em março? Veja as oportunidades do mês!

Como aumentar as vendas em março? Veja as oportunidades do mês!

Se você quer aumentar as vendas em março, mas não sabe por onde começar, uma excelente dica é conferir quais são as principais datas comemorativas do mês. Conhecendo elas, você poderá planejar boas ações de vendas e de relacionamento para fazer com que o seu varejo tenha bons resultados no terceiro mês do ano.

E é para te mostrar quais são essas celebrações que nós preparamos este material. Confira, se inspire, e prepare-se para aumentar as vendas em março no seu supermercado!

Principais datas para fazer campanhas e aumentar as vendas em março

08/03 Dia Internacional da Mulher

O mês de março já começa com uma excelente data comemorativa para ser aproveitada pelo seu varejo. Estamos falando do Dia Internacional da Mulher. Essa importante celebração pode ser utilizada para motivar tanto ações de relacionamento quanto de vendas.

Ações de relacionamento para o Dia Internacional da Mulher

Ao falar das ações de relacionamento, valem tanto as ações internas – ou seja, para as colaboradoras da sua loja, – quanto as externas – para clientes, fornecedores, parceiros, entre outros.

Além de fazer postagens nas redes sociais parabenizando as mulheres pelo seu dia, apostar em ações que coloquem a mulher em destaque podem fazer toda a diferença.

Inclusive, que tal promover bate-papos com temas relacionados à assuntos que estão em alta nas discussões ligadas às mulheres? Algumas sugestões são: mercado de trabalho, igualdade de gênero, mulheres na liderança, combate ao assédio e empreendedorismo.

Esses bate-papos podem ser feitos para o seu time, motivando as colaboradoras, ou via redes sociais, convidando os seguidores para interagirem com a sua marca. Tratar o Dia Internacional da Mulher como algo além do clichê pode fazer com que o seu supermercado destaque-se dos demais.

Também, você pode criar uma segmentação das mulheres cadastradas na sua base de clientes e enviar para elas um SMS as parabenizando pelo seu dia. Que tal? Esse tipo de ação humaniza sua marca, pois mostra que você se importa com os clientes.

Ações de venda para o Dia Internacional da Mulher

Já sobre as ações de venda, você pode criar campanhas exclusivas para mulheres. Uma sugestão é enviar uma SMS para aquelas que são cadastradas no seu Clube de Descontos com um conteúdo do tipo: “Feliz dia da mulher! Apresente esse SMS no caixa e ganhe 10% de desconto na sua compra de hoje”.

Também, a data merece um encarte especial e, ainda, a criação de kits que possam estimular o ticket médio. Os produtos que serão colocados em oferta e/ou nos kits variam muito de acordo com cada supermercado. Porém, alguns que podem fazer sucesso são: chocolates; vinhos e cervejas; flores; produtos relacionados com cuidados estéticos – cremes, shampoos e condicionadores, entre outros.

Sugestões de ações não faltam. O importante é escolher aquela que melhor se encaixa com a necessidade da sua loja nesse momento.

Inclusive, essa data pode trazer resultados tão positivos para a sua loja que nós já preparamos um texto exclusivo sobre ela. Confira 7 ideias para a sua loja acertar em cheio no Dia da Mulher

15/03 Dia Mundial do Consumidor

Outra dica para aumentar as vendas em março é apostar em campanhas especiais do Dia Mundial do Consumidor. Ideal para estreitar o relacionamento com o seu cliente, a data é uma chance para você utilizar os diversos canais de comunicação da sua loja para mandar uma mensagem especial aos consumidores e agradecê-los.

Além de postar em suas redes sociais, uma ação simples, mas que pode gerar muita simpatia com os clientes, é apostar em um SMS de agradecimento. Algo como: “Parabéns pelo dia mundial do consumidor! Obrigado por escolher o supermercado X no seu dia a dia.”

Além das ações de relacionamento, também é possível pensar em um dia de ofertas imperdíveis para o cliente. Como em 2021 a data cai numa segunda-feira, você pode planejar promoções que vão de segunda até quarta, por exemplo. Essa é uma forma de movimentar a loja em dias que não costumam ter muito movimento e, também, movimentar estoque parado.

20/03 Início do outono

Pode não parecer, mas a chegada do outono também pode fazer parte da sua estratégia para aumentar as vendas em março. A chegada de uma nova estação mexe com os alimentos da época e pode gerar novas oportunidades para a sua loja. No setor de FLV, por exemplo, as frutas como o kiwi e o maracujá, assim como a beterraba e a berinjela ganham espaço.

Que tal fazer postagens nas suas redes sociais com receitas que incluam esses alimentos e/ou conteúdos que falem mais sobre os benefícios que eles promovem para a saúde? Essas postagens educativas são excelentes para fazer com que a sua marca seja bem-vista pelos seguidores na internet.

Além do FLV, outros setores que podem ajudar a aquecer as suas vendas nesse período são os que envolvem bebidas quentes, bomboniere e mercearia.

22/03 Dia Mundial da Água

Mostrar as causas que sua marca defende é um ótimo jeito de aproximar as pessoas e aumentar a simpatia dos clientes. E o Dia Mundial da Água pode ser uma forma de colocar em prática essa estratégia.

Além de fazer postagens nas redes sociais sobre a data, você também pode criar uma série de conteúdos que tragam dicas de economia de água ou, até mesmo, que falem sobre a importância e os benefícios da água para o ser humano.

Ademais, também pode ser o momento para desenvolver ações de conscientização no seu PDV, reforçando a importância do uso consciente da água – tanto para os clientes quanto para os colaboradores. Cartazes e adesivos de chão que lembrem da importância dessa conscientização podem fazer parte da campanha.

Seja quais forem as campanhas escolhidas, o importante é mostrar que a sua marca se posiciona e se importa em conscientizar os seus colaboradores e clientes.

25/03 Dia Nacional do Orgulho Gay

O Dia Nacional do Orgulho Gay é mais uma importante data para o seu supermercado se posicionar e mostrar aos consumidores que toma partido e luta contra o preconceito e a homofobia. Uma boa dica é utilizar as suas redes sociais para reforçar que o seu varejo não é lugar para preconceito e que todos devem ser sempre tratados com igualdade e respeito.

26/03 Dia do Cacau

Outra excelente data para aumentar as vendas em março é o Dia do Cacau. E, é claro que ele envolve as vendas de chocolates. Afinal, eles são os produtos mais populares derivados do cacau.

Assim sendo, que tal utilizar a sua plataforma de gestão de clientes e segmentar os clientes que compraram chocolates nos últimos 90 dias? Você pode criar um encarte com os produtos mais consumidos e enviar para esses clientes. Também, a data é uma oportunidade para aumentar o ticket médio da sua loja. Basta ofertar chocolates que possuem um preço mais elevado por um valor um pouco mais acessível.

Ademais, outra forma de aumentar o ticket médio é criar kits com chocolates variados e/ou com outros produtos que costumam ser vendidos em conjunto com eles, como bebidas e algumas frutas.

31/03 Dia da Saúde e Nutrição

Além de ajudar a aumentar as vendas em março, o Dia da Saúde e Nutrição é excelente para promover os cuidados com a saúde e a alimentação saudável. Assim sendo, você pode focar em ofertas de hortifruti, e se quiser ir além, pode investir em promoções de produtos fit, sem glúten e sem lactose.

Além disso, é possível convidar um nutricionista para dar dicas sobre alimentação saudável nas suas redes sociais, promovendo mais conhecimento para os seus clientes.



Fonte: Gestão de Clientes

Foto de Sam Lion no Pexels

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