08/02/2021
Brasileiros usam cada vez mais o celular para compras e pagamentos

Brasileiros usam cada vez mais o celular para compras e pagamentos

A pandemia causada pelo novo coronavírus acentuou uma prática que já está cada vez mais em alta entre a população brasileira: o uso de smartphones para fazer compras ou pagamentos no dia a dia. Com a praticidade de realizar transações sem precisar sair de casa, além dos sistemas e aplicativos cada vez mais seguros, não é surpresa que a tendência tenha crescido, especialmente em um momento de afastamento social.

De acordo com pesquisa realizada em agosto pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, em seis meses, a proporção de brasileiros que realizaram pagamentos ou compras via aparelho celular aumentou de 85% para 91% entre aqueles que acessam a internet pelo smartphone. Entre gênero e classe social, não há diferença significativa. Já na faixa etária, entretanto, é possível perceber mudanças nessa relação. No grupo daqueles com mais de 50 anos, o porcentual de quem tem esse hábito é de 82%, enquanto entre pessoas de 16 a 29 anos é de 91%, chegando a 93% no grupo de 30 a 49 anos.

O canal de compras mais usado foi o WhatsApp, onde 70% dos entrevistados realizaram a transação, seguido pelo Facebook, com 40%, e o Instagram, com 39%. Serviços como cashback (programa de recompensa por reembolso do valor pago) e uso de QR Code foram apontados pelos entrevistados como serviços úteis no dia a dia.

Durante a Black Friday, um dos maiores eventos de compras do ano, foi possível ver na prática como essa tendência está fazendo parte da vida dos brasileiros. Segundo uma pesquisa do Itaú, as vendas online atingiram 50,4% do total do volume transacionado até o dia 27 de novembro, superando por pouco o nível de vendas físicas. Em comparação ao mesmo período de 2019, o volume aumentou 12,9%. Já o número de vendas nas lojas físicas, por outro lado, caiu 27% na mesma comparação.

Os aplicativos foram o grande destaque no e-commerce na Black Friday, segundo a AppFlyer, plataforma que analisa dados e engajamento em apps. De acordo com os dados obtidos, 70 principais apps de e-commerce no país receberam 45 milhões de instalações em novembro, sendo o Brasil aquele que mais instala aplicativos. Em comparação com a mesma data de 2019, a Black Friday 2020 teve aumento de 72% em vendas por aplicativos no Brasil. Comparadas a uma semana normal, as vendas da semana da Black Friday deste ano foram 650% maiores, e a receita por instalação obtida na data foi 330% maior do que uma semana comum.

Para garantir a segurança na hora de realizar as transações, é essencial manter o sistema operacional do smartphone sempre atualizado, evitando falhas na segurança. Também é importante realizar compras e pagamentos somente por meio de sites e aplicativos confiáveis, checando o provedor do serviço, assim como a opinião do público em relação à empresa. Outra dica é contratar um serviço de seguro para iPhone ou Android, garantindo a segurança dos dados armazenados no celular.


Fonte: E-commerce Brasil
Foto de Adrianna Calvo no Pexels

Entre em Contato

Rua Minervino Miguel Ferreira
354, Centro - Tijucas SC
CEP: 88200-000
48 3263 0640 / 48 3263 7400
99932-4012
[email protected]

Inscreva-se em nossa Newsletter

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para [email protected]

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!