12/11/2020
Inadimplência no comércio apresenta queda em Santa Catarina

Inadimplência no comércio apresenta queda em Santa Catarina

Redução foi de 11,6%, na comparação com os 10 primeiros meses de 2019

Levantamento da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC) mostra que a inadimplência está em queda no estado, mesmo diante do cenário de pandemia por conta do novo coronavírus. Comparados os 10 primeiros meses de 2020 com o mesmo período de 2019, foi registrada uma redução de 11,6%. E a inclusão de novos devedores na base do SPC no estado em 2020 até outubro é 24,2% menor.

O levantamento mostra, ainda, que o valor das dívidas dos novos negativados no comércio local das cidades é 33,94% menor, também comparando os números registrados entre janeiro e outubro de 2020 com o mesmo período do ano passado.

Para Ivan Roberto Tauffer, presidente da FCDL/SC, o resultado é reflexo da soma de diferentes fatores, com destaque para a redução de compras a prazo no mercado local e uma maior quantidade de dinheiro na praça devido aos auxílios emergenciais e liberação de FGTS. “Com estes valores muitas pessoas quitaram suas dívidas. Também percebemos mais parcimônia dos credores na hora de cobrar e maior disposição em propor renegociações”, avalia.

A migração de fatias consideráveis do comércio físico para o e-commerce, com mais uso do cartão de crédito, também influenciou positivamente para a redução da inadimplência em Santa Catarina. Outros fatores que contribuíram, na análise de Tauffer, foram uma menor disposição do consumidor para realizar novas dívidas, em decorrência da insegurança no cenário econômico; e uma realocação de recursos antes gastos com viagens e entretenimento, agora usados para quitar dívidas e realizar compras à vista.


Fonte: FCDL-SC.
Foto ilustrativa. 

Entre em Contato

Rua Minervino Miguel Ferreira
354, Centro - Tijucas SC
CEP: 88200-000
48 3263 0640 / 48 3263 7400
99932-4012
[email protected]

Inscreva-se em nossa Newsletter

Top

Preencha todos os campos obrigatórios.

No momento não conseguimos enviar seu e-mail, você pode mandar mensagem diretamente para [email protected]

Preencha todos os campos obrigatórios.

Contato enviado com sucesso, em breve retornamos.

Você será redirecionado em alguns segundos!