11/11/2020
ACIT/CDL Tijucas formaliza o Conselho Superior, formado por ex-presidentes das entidades

Em um momento marcante na Casa do Empresário na tarde desta terça-feira (10), aconteceu a formalização do Conselho Superior da ACIT/CDL Tijucas. Formado por ex-presidentes das duas entidades, o grupo assume as funções de orientar as diretorias das casas e supervisionar a atuação destas. A posse do conselho ocorre no próximo dia 23 (segunda-feira), durante o Jubileu Empresarial 2020, em que a ACIT/CDL Tijucas homenageia as empresas associadas em virtude do seu tempo de atuação.

As presidentes da ACIT/CDL Tijucas, Luciene Jacomossi de Souza e Marlise de Pinho Pacheco, recepcionaram os ex-presidentes e se disseram agradecidas pela disposição de todos, que demonstram interesse em seguir engajados no processo de tomada de decisões da Casa do Empresário. Após este momento, a secretária executiva das entidades, Patricia Ramos Gasperini, fez a leitura do estatuto do conselho.

Na sequência, ocorreu a eleição da presidência do Conselho Superior, escolhida por consenso pelo grupo. Para a primeira gestão, que tem duração de dois anos (2021-2022), o presidente será Alex Bastos e o vice-presidente, Dr. Rogério de Souza.

O encontro, claro, despertou momentos de nostalgia, com uma série de recordações sendo lembradas pelos ex-presidentes. Alguns deles permanecem como membros da diretoria da ACIT/CDL Tijucas, enquanto outros acompanham as entidades com alguma distância, mas com interesse e carinho. A partir de agora, com o conselho se reunindo semestralmente, todos voltam a ter envolvimento direto com as casas, o que consideram de extrema importância.

Além dessa avaliação, o sentimento comum entre os conselheiros é o de que em poucas entidades existe harmonia tão considerável entre antigos presidentes. Sinal de que as transições entre as gestões da ACIT/CDL Tijucas foram sempre pautadas pela boa relação entre os diretores, que perdura até hoje, e com o interesse exclusivo no crescimento das instituições. Fato que fica evidente com a participação de todos os ex-presidentes no Conselho Superior, à exceção de Carlos Humberto Ternes, o Bebeto, que morreu em 2009.

Membros do Conselho Superior:

- Sérgio Fernandes Cardoso (presidente da ACIT entre 1995 e 1998);

- Matias Fidelis Angeli (presidente da ACIT entre 1998 e 2000);

- Jilson José de Oliveira (presidente da ACIT entre 2000 e 2004 e da CDL Tijucas entre 2005 e 2008);

- Maércio Laus (presidente da CDL Tijucas entre 2003 e 2004);

- Alex Bastos (presidente da ACIT entre 2004 e 2008 e da CDL Tijucas entre 2009 e 2012);

- José Carlos de Souza (presidente da ACIT entre 2009 e 2012 e presidente da CDL Tijucas entre 2013 e 2014);

- Antônio Cantalício Serpa (presidente da ACIT entre 2013 e 2014);

- Dr. Rogério de Souza (presidente da ACIT entre 2015 e 2018);

- Luciano Spengler (presidente da CDL Tijucas entre 2015 e 2018).

Texto e fotos: Thiago Furtado (Assessoria de Imprensa ACIT/CDL Tijucas).