07/10/2020
ACIT/CDL Tijucas inaugura Praça da Indústria e Comércio

Após um ano e três meses de muito trabalho do começo das obras, a ACIT/CDL Tijucas realizou no início da noite de ontem (terça-feira) a inauguração da Praça da Indústria e Comércio, anexa à Casa do Empresário, sede das entidades. A cerimônia foi realizada na própria praça, portanto ao ar livre, com todos os convidados utilizando máscaras e permanecendo distantes uns dos outros.

A cerimônia de inauguração contou com a presença das presidentes da ACIT/CDL Tijucas, Luciene Jacomossi de Souza e Marlise de Pinho Pacheco, diretores das duas casas, ex-presidentes das entidades, do secretário de Administração e Finanças do município, Rosenildo de Amorim, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, William Clemes, do presidente do SAMAE, Jilson José de Oliveira, dos diretores de Operação Industrial e de Engenharia Industrial da Portobello, Remualdo Furlan e José Vanderlei Tomazi, respectivamente, do presidente da Mosarte, Marco Aurelio Sedrez, dos empresários Antônio Vieira Peixoto e Uilson Sgrott e demais convidados.

Inspirada em modelos de espaços públicos existentes na Europa, a Praça da Indústria e Comércio conta com wi-fi, água potável, pontos de energia, espaço pet, quadra esportiva, academia e área infantil. Também se baseia em exemplos europeus, sobretudo encontrados na Alemanha, o modelo de financiamento da obra, que contou com a parceria entre o Poder Público, classe empresarial e pessoas físicas.

Liderado pela ACIT/CDL Tijucas, propositora do projeto, o processo de construção contou com diversas empresas e pessoas físicas que doaram seus serviços, materiais, árvores, destinaram recursos e confiaram no trabalho das instituições. Agora, depois de ser entregue, a praça fica à disposição de toda a comunidade, como espaço público de convivência de qualidade irreparável.

Em seu discurso durante a cerimônia, a presidente da CDL Tijucas, Marlise de Pinho Pacheco, destacou a importância que a praça exerce como elo de ligação das entidades com a comunidade. “Esse é um feito extremamente importante para as nossas casas, que nos aproxima ainda mais da comunidade e demonstra a nossa importância para a sociedade. É um espaço diferenciado, que está aqui para servir a todos”, ressaltou.

Por sua vez, a presidente da ACIT, Luciene Jacomossi de Souza, falou sobre a união de forças de diversos setores da sociedade que se uniram para realizar o projeto. “Apostamos em um modelo de cooperação público-privada que deu muito certo. Contamos com vários parceiros e apoiadores. Aproveito para agradecer imensamente a todos os empresários e pessoas físicas que contribuíram, à Prefeitura de Tijucas e à Câmara de Vereadores de Tijucas. Todos foram fundamentais”, afirmou.

Ex-presidente e atual Diretor Secretário da ACIT, o Dr. Rogério de Souza foi um dos principais responsáveis pela condução dos trabalhos de construção da praça. Em virtude dessa atuação no projeto, foi agraciado com uma placa em que recebe o reconhecimento das entidades pela dedicação ao projeto. Emocionado, comentou: “hoje fica difícil falar, é muita emoção. Se fosse contar todo o processo de construção desse espaço, desde julho do ano passado, levaria umas três horas, certamente, e hoje não vou conseguir”.

“O nome oficial é Praça da Indústria e Comércio, mas poderia ser ‘Praça do amor ao que se faz’”, ponderou o presidente da Mosarte, uma das colaboradoras do projeto, Marco Aurelio Sedrez, ao ocupar o púlpito em momento de palavra livre. Entre sorrisos por debaixo das máscaras, todos pareceram concordar com o nome alternativo proposto pelo empresário. Afinal, todo o público presente acompanhou de alguma forma o empenho colocado pelas entidades no projeto até aquele momento, em que a praça era entregue à comunidade.

Confira o vídeo que preparamos para mostrar todo o processo de construção da Praça da Indústria e Comércio:

Texto: Thiago Furtado (Assessoria de Imprensa ACIT/CDL Tijucas).
Fotos: Isadora Manerich.
Fotos aéreas: Impacto Digital.

Confira alguns momentos da cerimônia de inauguração da praça: